sábado, 30 de janeiro de 2016

MOVIE OR BOOK? - THE FIFTH WAVE REVIEW

Há bastante tempo estou envolvida com a história de "The Fifth Wave" de Rick Yancey. Comecei a ler no meio do ano passado e acabei deixando um pouco de lado porque estava sem tempo e não estava me dedicando ao livro como gostaria, apesar de gostar muito. Voltei a ler início desse ano e devorei. A leitura é um pouco complicada. Além do inglês não ser dos mais básicos, durante o livro há muitas mudanças de narrador, o que confunde bastante gente, mas o enredo é muito bom e as coisas vão se desenrolando aos poucos! Eu tinha muitas dúvidas durante a leitura, e quando eu via, minhas perguntas iam sendo respondidas de acordo com os acontecimentos. Foi um dos livros que eu mais gostei de ler na minha vida, e mal posso esperar para ler o próximo (que vai demorar pra chegar aqui em casa /sad).
Fui ao cinema essa semana assistir o filme com minha prima. Eu tinha dado o livro de presente pra ela, que também leu, então combinamos de assistir juntas e funcionou demais, porque podíamos comentar os pontos parecidos ou não com o livro e se a adaptação funcionou bem. Vou comentar um pouquinho do que eu achei do filme em relação ao livro, então pode ser que apareça algum spoiler ou outro :P.
Não gosto de elogiar muito, pra não aumentar as expectativas de vocês demais e depois vocês se decepcionarem. Muito chato quando isso é acontece, mas eu gostei muito mais do que eu estava esperando, e não posso deixar de mencionar isso. Eu sempre pensava "é muito livro pra pouco tempo de filme", mas eles encaixaram os acontecimentos como uma luva. É claro que algumas coisas ficaram de fora, mas eu não senti aquele vazio (que nem eu senti quando assisti Insurgente), como se cenas extremamente importantes estivessem faltando. Até na questão das citações do livro, eles usaram bastante até algumas falas iguais as do livro e isso deixou tudo muito mais real. Foi uma adaptação muito fiel. 
Confesso que por já conhecer a história eu posso não ter sentido algumas lacunas que o roteiro pode ter deixado em relação a história, mas se eu fosse comentar o que eu percebi seria: 
- a relação de Sammy com o Zombie. Parece que a gente demora um tempo pra perceber que aquele gurizinho que está lá com ele é o irmão da Cassie. 
- a morte da mãe da Cassie não foi muito importante no filme, e também as discussões que Cassie tem com o pai dela no livro nem são citadas no filme. 
- e o mais importante: a forma como a Cassie e o irmão dela acabam se separando/perdendo um do outro, foi bem diferente do livro.

Poucas coisas ficaram pra trás e o elenco foi lindamente escolhido. Não preciso nem comentar, já que seria suspeita pra falar da atuação da minha queridinha Chloë Moretz.
Aconselho todos a lerem o livro e a assistirem o filme, não importa a ordem, just do it! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário