segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ABOUT: CURSO DE LETRAS - INGLÊS

Cá estamos novamente. Hoje vim contar um pouco do curso de Letras-Inglês. Geralmente esse curso é procurado por quem se interessa em dar aulas (licenciatura), ou em seguir carreira de tradutor (bacharelado). Eu confesso que de início, gostaria de cursar bacharelado, mesmo já dando aulas e querendo seguir também como teacher, mas a universidade que eu estudo oferece apenas a licenciatura. No final das contas fiquei bem feliz por cursar a licenciatura, por conta das cadeiras relacionadas à educação. Elas agregam muito no meu trabalho como professora e eu consigo realmente aproveitar muito do conhecimento que adquiro nessas aulas. Pra mim, o maior ponto negativo da licenciatura é o estágio obrigatório que deve ser feito nos últimos quatro semestres. Como eu já trabalho, vou ter que abdicar dos meus alunos para estagiar em uma escola com grandes turmas. De qualquer modo acredito que me trará grande aprendizado. #letsdoit
Apesar de o curso ser especificamente Letras - Inglês, no primeiro semestre a única aula ministrada em Inglês é a própria aula de Inglês. Temos também cadeiras de linguistica, literatura e educação, que às vezes temos junto com os colegas que fazem Letras - Português, e por isso não trabalhamos o conteúdo em Inglês. A partir do segundo semestre a turma vai se separando, e finalmente temos mais aulas ministradas em Inglês, como Teorias de Aquisição de linguagem e Estudos Lexicais.

As disciplinas do curso se dividem em Literatura, Linguística e Educação - ou pelo menos essa é a divisão que eu faço para me organizar melhor. Nas aulas de Linguística (minhas preferidas) são as que estudamos o funcionamento da Lingua (tanto lexicalmente e morfologicamente como também as formas de aquisição e como isso funciona no nosso cérebro). Nas aulas de Literatura trabalhamos obras e autores famosos - brasileiros e estrangeiros. Minha aula preferida de literatura é a disciplina de Literatura Inglesa. Nas aulas de educação estudamos como funciona o aprendizado e como melhorar nossa maneira de ensinar, como nas disciplinas de Psicologia da Educação e de Didática. 
A maioria dos alunos de Letras - Inglês, já ingressam na universidade com Inglês fluente, porém mesmo assim devemos iniciar no primeiro nível de Inglês. É importante ressaltar que as aulas de Inglês da faculdade não tem o objetivo de ensinar o Inglês, e sim ensinar técnicas e métodos mais efetivos para que possamos ensina-lo e que auxiliem o aprendizado do aluno. Conheci muitas pessoas que entraram no curso de Letras - Inglês achando que aprenderiam a língua lá, e acabaram tendo que desistir do curso porque ainda não dominavam o idioma totalmente. 

O curso é constituido por oito semestres, mas todos nós sabemos que podemos levar um pouco mais que isso para terminar. Eu estou entrando no quinto semestre, mas já atrasei uma cadeira e tenho alguns créditos de disciplinas eletivas ainda pendentes, o que provavelmente irá me atrasar um pouco mais. Sinceramente, não tenho muita pressa pra acabar. Como eu trabalho durante o dia e tenho que ir pra aula a noite, acaba ficando muito pesado pra mim, então acabo deixando pelo menos uma noite livre por semestre. Como também já trabalho na área, não dependo do diploma para que eu possa ingressar no mercado de trabalho, e isso é um super plus da profissão. 
Eu aconselho o curso para as pessoas que se interessam por idiomas e por literatura. Gostar de ler auxilia muito, e estando dentro da universidade você tem a oportunidade de aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre literatura em geral, além de aprender muitas coisas sobre o processo de aprendizado - que vale para qualquer área. 

Sou muito feliz dentro da área de Letras, e posso dizer por experiência própria que é bem mais interessante do que parece hahahah. Espero que tenham gostado do post. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário