quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

LIFE UPDATE: APRENDENDO ESPANHOL


Hola chicos y chicas! Hoje vim aqui contar pra vocês da minha mais nova aventura linguística: decidi aprender espanhol FOR REAL!
Devo começar dizendo que, nós, brasileiros, realmente subestimamos o espanhol. É fácil encontrar brasileiro que diz que não acha necessário fazer aulas de espanhol porque é muito parecido com o português. Olha gente, até é. É fácil entender (inclusive, aprendi na faculdade que as pessoas do sul ainda tem mais facilidade de entender o espanhol, porque o sotaque do português é mais parecido com o jeito que os hispano-hablantes falam), mas quando a gente tem que soltar o verbo O BICHO PEGA! Eu, particularmente, começo a falar em Inglês desenfreadamente quando tento falar em Espanhol - o que deixava as aulas super engraçadas, mas espero me acostumar cada vez mais com o Espanhol. Com esforço sei que vai!
Eu e minha irmã fizemos 3 meses e meio de aulas no segundo semestre do ano passado. Decidimos pegar uma prof particular para que a gente realmente se puxasse, já que adoramos idiomas e queríamos uma oportunidade de estudar juntas. Foi uma ótima experiência pra nós. Gostaríamos de ter tempo para nos esforçarmos mais, e essa com certeza é uma das metas pra esse ano. Pretendemos voltar com as aulas agora em Março e continuar trabalhando as nossas dificuldades. 
Falando nelas, decidi citar aqui alguns dos fatores que mais dificultam o aprendizado do Español pra mim. Olha só:

1 - É muito parecido com o português, mas será que eu não to inventando? Por ser muito parecido, ás vezes começo a falar palavras do português e fico sempre na dúvida se elas são empregadas da mesma maneira no Espanhol. O incrível é que várias vezes a palavra é bem parecida mesmo, mas essa dúvida sempre fica martelando no meu cérebro e isso me deixa bem mais inibida pra falar.

2 - Variações! O Espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo. Nas primeiras aulas, nossa maestra nos apresentou a vários sotaques e variações e pediu que escolhêssemos um estilo (até para que soubéssemos identificar um chileno de um argentino, etc), mas é realmente complicado lembrar de tudo.

3 - POR QUE TANTO PRONOME? Gente, vocês provavelmente já estudaram próclise, mesóclise e ênclise nas aulas de português da escola. Essa é uma daquelas matérias que a gente aprende e quer se matar porque simplesmente "NINGUÉM FALA ASSIM/NUNCA VOU USAR ISSO", mas no Espanhol eles super usam. Pequenos pronomes se juntam ao verbo para se referirem aos objetos diretos e indiretos e cabe a nós entender ao que a frase se refere. É um desafio e tanto.

No momento estamos de férias, mas não deixei de dar aquela praticada! Duas dicas boas para quem está aprendendo qualquer outro idioma são: use e abuse do duolingo! Às vezes fica um pouco chatinha toda aquela repetição, mas é uma maneira divertida de estar em contato com o idioma. Outra dica que também te deixa em contato com o idioma e ainda é divertido, é assistir um seriado ou ler um livro. Coincidentemente, minha amiga Manu estava fazendo intercâmbio na Argentina e me trouxe três livros lindos em Espanhol. No momento estou lendo um que se chama "Felicidad en el trabajo" e estou me divertindo muito!

Espero que meu Espanhol melhore cada vez mais! E vocês? Estão aprendendo algum novo idioma?

Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário