quarta-feira, 16 de março de 2016

READING SLUMP!

Por maior amor que se tenha por leitura, às vezes dá aquela desanimada, né? Acho que qualquer pessoa que gosta de ler com certa frequência sente isso em algum momento da leitura. Em inglês, existe um nome pra isso: READING SLUMP! Em tradução livre, podemos dizer que significa "crise de leitura", o que não deixa de ser uma crise mesmo. Tive esse problema com vários livros que li, às vezes porque não estava gostando muito da história, ou porque eram muito extensos, ou simplesmente porque não estava na mood pra ler freneticamente. No post de hoje vou contar pra vocês o que eu costumo fazer para me livrar dessas reading slumps que acontecem now and then. 

1 - GIVE YOURSELF A BREAK: às vezes essa crise acontece porque você está se forçando a ler algo que não está gostando tanto assim. Se dê um tempo, leia outra coisa por uma semana, depois tente novamente. Você pode começar a entender a história melhor e até a enxergar as coisas com uma nova perspectiva. O pobre do livro não tem culpa se você está meio sem paciência pro gênero ou para os personagens dele. (Eu quando li A Herdeira da Kiera Cass) 

2 - SET A GOAL: às vezes o que atrapalha um pouco é ficar MUITO tempo sem pegar o livro pra ler. E quanto mais tempo você fica longe dele, menos você quer voltar, porque aí já não lembra mais o que estava acontecendo e começa a inventar desculpas tipo "mas em uma tarde eu pego e leio tudo" ou "vou começar a ler de novo". Sejamos honestos, isso não vai acontecer! Então faça um acordo com você mesmo: vou ler 50 páginas por dias, 3 capítulos, etc. É uma boa ideia pra não perder o ritmo. 

3 - MOTIVATION IS CONTAGIOUS: eu amo essa frase porque ela é extremamente real! Quando alguém é motivado a fazer algo, você pode e com certeza vai ser contagiado por tanta paixão e motivação. Eu vivo incentivando as pessoas a lerem mais e às vezes acho que elas acabam seguindo a dica por conta do entusiasmo que eu demonstro. Quando você está numa crise de leitura, procure na internet por vídeos de pessoas falando sobre livros, blogs literários, bookstagrams, etc. São infinitas possibilidades, você não necessariamente precisa ter um amigo que gosta de ler pra motivar você, na internet tem milhares de pessoas que compartilham desse hobby. Aliás, fiz meu bookstagram não só pra postar fotos dos meus livros (o que eu nem faço com tanta frequência) e sim mais pra ficar vendo as fotos das outras pessoas. Fikdik. 

Acredito ter falado dos 3 itens que considero mais importante quando vivo uma dessas reading slumps. Espero que vocês tenham gostado/se identificado. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário