quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GRANDE MAGIA - ELIZABETH GILBERT

Oi pessoal! Mês passado fui na Livraria Saraiva e decidi comprar o livro "Grande Magia", da autora Elizabeth Gilbert (mesma autora de Comer, Rezar e Amar). Estava há meses já pesquisando preços para comprar o livro em Inglês porque nem tinha visto que ele havia sido publicado em português também, mas os preços não estavam nem um pouco acessíveis. Quando fui na Saraiva, paguei um total de 18 reais em um livro que nem eu imaginava que seria tão maravilhoso. A primeira recomendação que vi desse livro foi em um vídeo sobre non-fiction books da Carrie Fletcher (clique aqui para assistir), onde ela comenta que não se imaginava lendo livros não ficcionais até que leu o primeiro e amou. Um dos que ela mais indica é esse, e desde então eu estava louca pra ler. 

O livro é praticamente um daqueles self-help books, porém a autora tem como foco principal falar sobre como ela lida com a criatividade. É muito interessante ver como no fundo, todos nós somos extremamente parecidos. Esse é, com certeza, um daqueles livros que você vai ler e se identificar. O livro é dividido em seis partes: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e Divindade; e serve, não só pra quem deseja ser uma pessoa mais criativa ou quer lidar melhor com a criatividade, mas também para vários aspectos de nossas vidas. Fiz inúmeras marcações no livro, de partes que achei muito legais. Vou deixar algumas aqui pra vocês:

"A vida tem uma regra simples e generosa: você melhorará em tudo aquilo que praticar." (sobre Aprendizado, pag 102)

"O truque é fingir até conseguir. Em outras palavras, vista-se de acordo com o romance que quer escrever. Seduza a Grande Magia e ela sempre voltará para você, assim como um corvo se sente atraído por objetos brilhantes." (pag 115)

"Precisamos entender que a busca da perfeição é uma noviça perda de tempo, pois nada jamais estará imune a críticas. Não importa quantas horas você tenha gastado tentando deixar alguma coisa impecável, alguém sempre conseguirá encontrar uma falha." (pag 119) 

"Na maior parte do tempo, as pessoas só estão pensando em si mesmas. Não têm tempo para se preocupar com o que você está fazendo ou se está fazendo bem, porque estão absortas nos próprios dramas." (Pag 122)

Acredito que pelas citações, vocês podem ver que os ensinamentos do livro não servem apenas para quem lida com a criatividade, mas também engloba vários outros dramas diários que qualquer pessoa vive. Aí vai a descrição do livro:

O que é viver criativamente? É qualquer vida que seja mais motivada pela curiosidade do que pelo medo. Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem. 
A partir de uma perspectiva única, Grande Magia nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.

Espero que gostem da indicação. Por causa desse livro, já adicionei vários outros livros do mesmo estilo na minha listinha. Alguém aí tem algum pra me indicar? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário